DOMINGO AÉREO 2019 

* 20 DE OUTUBRO NO CAMPO DE MARTE *

EM BREVE PUBLICAÇÃO COM INFORMAÇÕES OFICIAIS E TODA PROGRAMAÇÃO

AGUARDEM!!! 


Como funciona a investigação de um acidente aéreo? 

 

                  Imagem: Alexandre Saconi

Quando ocorre um acidente aéreo, há várias etapas de investigação para tentar saber as causas e evitar repetições. A Aeronáutica tem em sua estrutura um órgão com essa função: o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).... Leia mais...

Fonte: www.uol.com.br  


 

Projeto torna crime a exploração de táxi aéreo clandestino

Coronel Tadeu: "é um comportamento, por si só, perigoso" 

O Projeto de Lei 2273/19 torna crime a exploração de táxi aéreo clandestino. A pena prevista é de reclusão, de dois a cinco anos, e multa. Caso haja aeronave se envolva em algum acidente, o texto prevê pena de reclusão de quatro a doze anos, e multa.

Atualmente, o Código Penal não prevê a tipificação do crime, apenas a penalização para quem expor sob risco embarcação ou aeronave, com pena que vai de dois a cinco anos de reclusão.

O autor do projeto, deputado Coronel Tadeu (PSL-SP) explica que existem inúmeros casos de apreensão de aeronaves promovendo a comercialização de voos fretados sem a indispensável homologação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Leia mais...

Fonte: http://www.camara.leg.br


 

Associação Brasileira de Operadores Aeromédicos

 Nosso principal objetivo é fomentar o desenvolvimento do setor de aviação Aeromédico no Brasil,  melhorando as  condições operacionais, práticas e financiamentos. Leia mais...


 Polícia Militar de São Paulo tem Comandante de Aeronave mulher

O céu do Oeste Paulista não é a primeira área em que a tenente atua. Antes de voltar para a região natal, a oficial estava na capital paulista. Toda a formação como piloto – o curso teórico e a instrução prática – é feita no Grupamento Aéreo, em São Paulo (SP). Foi lá que Mayara se formou e também trabalhou por um tempo, até seguir para Presidente Prudente..... Leia mais

Fonte:https://g1.globo.com 

Sites Relacionados: Piloto Policial, AIRWAY, Folha de São Paulo, Pleno news


 Justiça mantém 15 dias para reintegração de área

ocupada pelo Aeroclube de São Paulo

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Passado o prazo e em clima de suspense e incerteza amantes da aviação aguardam

informações oficiais.

    Atualizado: 02/07/2019

                  A 6ª Vara Federal Cível de São Paulo/SP manteve nesta quinta, 30/05/2019, o prazo de 15 dias para a reintegração de posse de uma área ocupada pelo Aeroclube de São Paulo no Campo de Marte, na capital paulista. A decisão, da juíza federal Denise Aparecida Avelar, ocorreu após a manifestação contrária da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) sobre o pedido de prorrogação do prazo e sobre uma nova tentativa fracassada de acordo com o Aeroclube. 

                O processo de reintegração de posse começou em 2017 quando a Infraero rescindiu o Termo de Convênio nº 2.93.33.003-4, o qual previa a utilização da referida área pelo Aeroclube de São Paulo para guarda, estadia, vigilância, manutenção e venda de combustíveis e lubrificantes para suas próprias aeronaves. Esse termo de convênio foi assinado pela União Federal e o Aeroclube em 1981, com previsão de vigência por tempo indeterminado. Leia mais......

Fonte do artigo: www.estadao.com.br 


Aeroclube emite NOTA À IMPRENSA - Clique aqui e leia na íntegra

                         O Aeroclube de São Paulo, instituição que completará 88 anos de história em 2019, corre o risco de fechar as portas de forma repentina e irreversível nos próximos dias.

                        Sendo o aeroclube mais antigo do Brasil em atividade, tendo formado milhares de pilotos para a aviação brasileira e internacional, jamais interrompeu suas atividades de formação aeronáutica e tem sua trajetória intimamente ligada à fundação do Aeroporto Campo de Marte.

Fonte: www.defesa.tv.br


 São Paulo terá novo programa Olho de Águia 4.0 com uso de drones

A Polícia Militar conta hoje com 15 núcleos habilitados para operacionalização dos drones, sendo que nove possuem os equipamentos. Do total, dois núcleos estão no interior e litoral sul, o 28º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), em Andradina, e Comando de Policiamento do Interior 6 (CPI-6), em Santos. Na Capital, contam os aparelhos, o Centro de Comunicação Social da PM (CComSoc), o 47º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M), o Comando de Policiamento de Área Metropolitana 9 (CPA/M-9), a Diretoria de Ensino e Cultura e o Comando do Corpo de Bombeiros. A previsão é que até o final do ano os drones cheguem a 71 núcleos.

Leia mais...

Fonte: http://www.saopaulo.sp.gov.br 

Assunto Relacionado: Wing, empresa de delivery por drone do Google, começa a fazer entregas na Austrália

 


 


 

 

 “Sim existe vida no Campo de Marte e o movimento do aeroporto se dá através delas, graças a empresários que acreditam e garantem o emprego de centenas de trabalhadores em diversas atividades”, graças aos profissionais que controlam o tráfego, aos pilotos que conduzem as complexas “máquinas voadoras”, aos mecânicos que mantém essas aeronaves em perfeito estado de funcionamento, a brigada de incêndio que atua ao primeiro sinal de perigo, aos seguranças que vigiam dia e noite toda a sua extensão, ao efetivo completo da INFRAERO que administra o complexo e todos os profissionais que de uma maneira ou de outra contribuem para o pulsar desse precioso e disputado pedaço de chão.

                        Podemos dizer também que, não somente seres humanos fazem parte deste gigante, mas uma variedade muito grande de plantas e animais, que garantem a sobrevivência de uma imensa área verde e mantém o equilíbrio de um eco sistema rico e preservado, vigiado 24 horas por dia nos 365 dias do ano.

                        O Campo de Marte é um aeroporto compartilhado. De uma área total de 2,1 milhões de metros quadrados, aproximadamente, 1.138.440 m2 estão sob a administração do Comando da Aeronáutica – por meio do Parque de Material da Aeronáutica (PAMA-SP), Prefeitura de Aeronáutica de São Paulo (PASP), Núcleo do Hospital de Força Aérea de São Paulo (NuHFASP), Centro de Logística da Aeronáutica (CELOG) e Subdiretoria de Abastecimento (SDAB) – e 975 mil m2 estão sob a administração da Infraero.

                        Situado na zona norte de São Paulo, próximo a importantes endereços como, por exemplo, o Terminal Rodoviário do Tietê, a estação Carandiru do Metrô, a Marginal do Tietê – que é via de acesso às principais rodovias estaduais e interestaduais –, o complexo de feiras e negócios do Anhembi e Expo Center Norte, o Aeroporto Campo de Marte opera essencialmente com aviação geral, executiva e táxi aéreo e, embora não possua linhas aéreas regulares, é um dos maiores em movimento operacional no Brasil. Ali estão localizadas ainda escolas de pilotagem, como o Aeroclube de São Paulo, e o Serviço Aerotático das Polícias Civil e Militar.

                        Então podemos concluir que o seu grau de importância na vida dos trabalhadores que movimentam essa imensa engrenagem é fundamental, tanto para a aviação geral como outras atividades ali desempenhadas.

                        Portanto, fica aqui registrado o apelo para que se reavalie o encerramento de suas atividades e o fechamento completo desse símbolo histórico de São Paulo.

Por Welton Ap.P.Chagas 

26/02/2019  12:01 


                                

 

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São Paulo terá a maior Escola Público Militar do Brasil no Campo de Marte.

 

  


INFORMAÇÕES ÚTEIS SOBRE O CAMPO DE MARTE

TORRE DE CONTROLE

Telefone (11) 2223-3252 

Frequência Torre - 133.35 Khz

Frequência Solo - 121.60 Khz

BOMBEIRO  -  Telefone 193

Policiais:

Pelicano - Polícia Civil: (11) 2221-6072


Águia - Polícia Militar: (11) 2221-7299

Emergência Acidente/ Incidente - SeripaIV

Telefone (11) 2221-5635 / 2221-5636 /2221-5637

COE - Centro de Operações de "Emergência"

Telefone (11) 2221-3646 

Coordenadas - 23 30 25S/46 38 3W  Elevação:  722m

Distância do Centro: 4,51Km

Cabeceiras Dimensões Superfície   Resistência/PNC
    12/30  1600x45m     Asfalto        16/F/C/Y/U

  

                                 CARTA / VFR SBMT                                                CARTA / IFR SBMT

                                                

 


 

O Campo de Marte, inaugurado em 1920 foi o primeiro aeroporto da cidade de São Paulo, e muitas foram as tentativas de desativação desta área, mas ele está aí...resistindo a tudo e à todos. Atualmente seu espaço interno é ocupado por uma pista de pouso e decolagem para aviões de pequeno e médio porte bem como um número expressivo de helicópteros. No entorno do campo temos grandes empresas de várias áreas, como por exemplo a CHURRASCARIA ANHEMBI com sua espetacular estrutura capaz de recepcionar grandes eventos.

O complexo ANHEMBI está exatamente ao lado do Campo de Marte e abriga o Pavilhão de Exposições, Hotel Holiday Inn, Sambódromo, Palácio das Convenções e muito mais....  

Além disso temos as vilas militares, o parque aeronáutico da FAB - PAMA SP, o hospital da aeronáutica - HASP, diversas empresas de táxi aéreo, o Aeroclube de São Paulo - ACSP, a INFRAERO que administra toda a estrutura do Campo, os Águias da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o Bar BRAHMA e o restaurante HELIPONTO, o estacionamento do sambódromo do Anhembi, e uma mata preservada que abriga a fauna e flora da região Norte de São Paulo.

( por - Welton Ap. P. Chagas )