INFORMATIVO SGSO A COMUNIDADE DA AVIAÇÃO – FATORES HUMANOS NA AVIAÇÃO. (Por: Aloizio Sérgio – Tecnólogo e SGSO)
- Fatores humanossão responsáveis pela maioria dos acidentes aéreos. No trinômio Homem, máquina e meio e o elo mais frágil desta corrente é o homem. Segundo estudos internacionais 80% dos acidentes aéreos são ocorridos por falha humana, ou seja, por erro ou violação.
Escutamos de todos os lados a palavra fatores humanos, o que é isso, qual é o conceito?
Então fatores humanos é:
- É o conjunto de ciências que estudam todos os elementos que contribuem com a relação interativa dohomem, em um dado ambiente, com os diversos sistemas que o cercam e que são determinantes na sua dinâmica, eficiência e eficácia.
O elemento humano é a parte mais flexível, adaptável e valiosa dentro do sistema aeronáutico, mas é a mais vulnerável das influências Externas que poderão vir a afetar negativamente o seu desempenho.
Vamos conhecer a seguir elementos relativos a fatores humanos, e faça-se uma pergunta a si.
Eu estou encaixado em um desses conceitos maléficos? O que posso melhorar como ser humano para ajudar a manter a vida de outrem? Será que preciso de ajuda?
Dos elementos dentro dos estudos de fatores humanos o que mais contribui para acidentes segundo estudos internacionais do FAA (Administração Federal de aviação dos estados Unidos) são:
- COMPLACÊNCIA – TOLERÂNCIA E/OU CONDESCÊNCIA PARA COM ATOS OU FATOS QUE DEVERIAM SER REPROVADOS.
Exemplos:
O mecânico vai na aeronave ver algo errado e considera insignificante e não corrige o problema.
O piloto decola sem uso de checklist e acha isso normal.
O chefe do CTM não manda a manutenção executar dentro dos prazos estabelecidos no programa de manutenção.
- IMPROVISAÇÃO – REALIZAÇÃO DE ATIVIDADE DE FORMA ADAPTADA E NÃO PREVISTA
Exemplos:
O mecânico não usa um equipamento especificado para executar um trabalho.
O piloto passa por cima de itens do Checklist durante a operação da aeronave.
- EXCESSO OU FALTA DE CONFIANÇA – EM SI, NA AERONAVE, NO GRUPO OU SITUAÇÃO.
Exemplos:
O mecânico não tem confiança no trabalho que está executando por não ter o curso da aeronave.
O piloto decola desconfiado se os procedimentos de manutenção foram executados corretamente.
- OPOSICIONISMO – COMPORTAMENTO DE RESISTÊNCIA OU AÇÃO CONTRÁRIA AO QUE SE É DESEJADO.
Exemplos:
O chefe do CTM resiste que sua equipe tenha cursos e treinamentos ofertados pela empresa.
O piloto resiste a executar o pre-voo de acordo manual de voo.
A coordenação de voo não quer usar os formulários previstos pelo regulamento.
- ANTIAUTORIDADE – “ EU SEI O QUE FAZER. NÃO ME DIGA O QUE DEVO FAZER” (RESISTÊNCIA EM SEGUIR ORDENS E REGRAS)
Exemplos:
O chefe de CTM não aceita críticas de melhorias de seus controles, seus processos e procedimentos, acha que não deve cumprir as exigências legais dos regulamentos.
O piloto não cumpre o previsto na performance da aeronave por achar que sabe muito.
A coordenação de voo não quer usar os formulários previstos pelo regulamento.
- MACHISMO/EXIBICIONISMO – NECESSIDADE DE OSTENTAR OU DEMOSTRAR PARA OS OUTROS SUAS HABILIDADES E PROEZAS OU SEJA, TENTATIVA DE IMPRESSIONAR OS OUTROS.
Exemplos:
O piloto corta um motor em voo com passageiro ou sem, para mostrar ao copiloto que ele é o cara.
O chefe de manutenção improvisa um reparo não autorizado e diz a todos que só ele foi capaz de fazer isso.
- IMPULSIVIDADE – “VOU FAZER AGORA” TENDÊNCIA DE AGIR DE MODO IRREFLETIDO E INESPERADO FRENTE A SITUAÇÕES MOBILIZADORAS DE ANSIEDADE.
Exemplos:
O Chefe de manutenção libera a aeronave para voo com pressa e não executa todas as inspeções necessárias.
O piloto decola com uma pane sem avaliar as consequências da mesma.
- INVULNERABILIDADE/EXCESSO DE CONFIANÇA – “NÃO ACONTECERÁ COMIGO”, NEGAÇÃO DO RISCO DAS CIRCUSTÂNCIAS.
Exemplos:
O Chefe de manutenção libera a aeronave para voo com uma pane e diz ao grupo “já fiz isso várias vezes” não acontece nada.
O piloto descumpre um perfil de descida perigoso e fala para o copiloto “ Caga mole para o manual, faz assim olha”.
- AUTORITARISMO – TENDÊNCIA A IMPOR SUAS IDEIAS AO GRUPO PELA EXACERBAÇÃO DO PODER QUE LHE É CONFERIDO EM DECORRÊNCIA DA FUNÇÃO QUE EXERCE.
Exemplos:
O comandante não quer que o copiloto opere a aeronave de acordo com manual de voo e diz “ Aqui na cabine manda eu”.
O mecânico reporta uma falha ao inspetor e ele retruca “Aqui eu mando e vai sair assim”.
- POWER DISTÂNCE– PODE SER ENTENDIDO COMO A DISTÂNCIA HIERÁRQUICA ENTRE DUAS PESSOAS DE UMA ORGANIZAÇÃO OU DE UM GRUPO SOCIAL.
Exemplos:
O Chefe do CTM diz sempre aos seus subordinados “Faz assim eu sou o chefe”, ele não escuta opiniões.
O comandante não deixa o copiloto expressar suas opiniões sobre o andamento do voo.
O coordenador fala a recepcionista não se meter nas questões de segurança pois ele é o chefe.
Após lerem este texto reflitam no que poderão ajudar na prevenção de acidentes no contexto da aviação brasileira e lembrem-se:
Se você for buscar informações de acidentes com certeza eles se encaixam em um desses fatores contribuintes. Muitos especialistas em acidentes de aviação muitas vezes comentam, que não existe acidentes novos, simplesmente eles quase sempre se repetem.
“Errar é humano, mais acertar também”
Por: Aloizio Sérgio – Tecnólogo e SGSO